Qual a diferença entre trafego pago e trafego orgânico

Um dos aspectos mais importantes no que diz respeito ao marketing digital é o tráfego de um determinado site, que pode ser, sobretudo, de dois tipos diferentes: pago ou orgânico.

  • Mas o que os diferencia?
  • Pode-se dizer que um é superior ao outro?

Essas e outras dúvidas serão esclarecidas a seguir.

Tráfego pago

Aparece quando há intenção de conduzir o maior número de pessoas possível para um determinado site, porque é a forma mais fácil de obter esse resultado. O tráfego pago também é conhecido como link patrocinado e, no caso do Google, é feito por intermédio da plataforma Adwords, que é especialmente voltada aos anúncios publicitários.

É bem fácil identificar o tráfego pago: os sites que optam por esse sistema aparecem em destaque quando o internauta faz uma busca no Google. Eles ficam logo abaixo do campo de pesquisa, normalmente dentro de um box com uma cor diferenciada. Os links patrocinados também podem ficar na lateral da página de busca, do lado direito.

Para apostar no tráfego pago, o proprietário do site ou blog deve procurar o Google Adwords e estabelecer qual é o público-alvo que pretende atingir e as palavras-chave que estão relacionadas com a página.

Já o pagamento pode ser feito em CPM (Custo Por Mil) ou por CPC (Custo Por Clique). No primeiro caso, o dono do site paga um valor ao Google a cada mil visualizações do anúncio. Já no segundo, a cada clique que o anúncio recebe tem um custo individual.

Outro aspecto interessante é que o anunciante define o quanto está disposto a pagar pelo espaço publicitário e aquele que oferece mais tem a prioridade. Praticamente um leilão!

Tráfego orgânico

Diferente do anterior, o tráfego orgânico é gratuito e, com ele, os internautas acessam uma página exclusivamente por meio das suas pesquisas, sem nenhum fator financeiro por trás. Todos aqueles links que aparecem no Google como resultados de uma pesquisa sem estarem destacados são de tráfego orgânico.

Nesse caso, o proprietário do site precisa apostar em estratégias de otimização (SEO) para que a sua página fique bem posicionada, melhor ainda se estiver no meio dos dez primeiros resultados, que ficam na primeira página da pesquisa. Mais da metade dos internautas não chega a clicar na segunda página quando estão buscando algo na rede.

Quando a opção é o tráfego orgânico, é preciso investir em um bom conteúdo, emprego adequado de palavras-chave, URL bem elaborada, imagens de boa qualidade, links com outros sites e uma série de outras técnicas.

Qual é melhor?

Depende da intenção do site. O tráfego pago vai trazer um público maior, já o orgânico, possivelmente vai trazer um público mais qualificado e interessado naquele conteúdo. Portanto, é preciso avaliar se o que importa é a quantidade ou a qualidade dos acessos.

Além disso, no caso do tráfego pago, é preciso encontrar um equilíbrio entre um valor suficiente para conquistar o espaço, mas que não prejudique o orçamento do site. Chegar nesse ponto nem sempre é uma tarefa muito fácil e pode não compensar.

Se você deseja aprender a trabalhar na internet com trafego orgânico e depois iniciar no pago, veja o melhor curso do momento para isso.

CLIQUE AQUI E DESCUBRA

 

Um grande abraço Bons negócios.

PS.: Saiba qual curso eu fiz e que me pegou pela mão e me ensinou a montar um blog e toda uma estrutura de um negocio online!

Receba um Ebook Grátis com 8 Passos Para Montar Seu Negócio Online do Zero e Ainda Fique por Dentro das Novidades e Promoções!

PATRICIA COUTINHO

PATRICIA COUTINHO

Sou Patricia Coutinho, Empreendedora Digital. Se quiser saber um pouco mais sobre minha trajetória, fique atento aos novos posts e cadastra-se em minha lista!

Website: http://www.mudarja.com.br

10 Comentários

  1. Você trabalha com hotmart? Promove produtos digitais?
    Então eu quero convidar você para conhecer o facebook ads para afiliados. 50 mil por mês inacreditavel veja..http://bit.ly/1QdFKIm

  2. carol

    Queria acessar o link do trafego orgânico mas não está acessivel

    • Olá Carol, desculpe mas realmente estava com um erro que acabei de corrigir. Muito obrigada por me avisar!! Gratidão. Veja o curso que indico para o trabalho com trafego orgânico e se quiser comprar no meu link, me contate no whats 11 99582 2680 app que terei um bônus super especial para você!
      http://bit.ly/29xWlVQ

    • Estamos trabalhando para melhorar. Estou estudando para poder escrever melhores artigos e dividir conhecimentos com meus leitores. Obrigada pela visita. Sucesso amigo.

  3. Gostei muito das informações do seu site. Bom, estou começando a trabalhar com o marketing digital e vendo que é possivel sim ganhar dinheiro neste mercado, tão grande e promissor.Obrigada por dividir comigo seu conteudo. 😉 Parabéns!

    • Que bom que gostou Aline. É um mercado muito promissor sim e vai em frente que terá muito sucesso. Conte comigo. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *